Hotéis e pousadas acessíveis para todos

Acessibilidade. Palavra que resume de forma direta o que todos temos direitos, mas que infelizmente nem sempre é tão simples acessar. Nós arquitetos, que somos responsáveis por projetar espaços confortáveis, precisamos considerar que cada ambiente de um empreendimento precisa ser utilizado por todos, inclusive por aqueles que possuem qualquer necessidade especial. Acreditem, nem é tão difícil assim projetar inclusão.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Acessibilidade

Acessibilidade universal – imagem google

Não vou ficar aqui reclamando dos entraves econômicos ou dimensionais, mas valorizar as atitudes que dão certo. Como o caso do SESC. Há alguns anos eles vem planejando e executando reformas nas unidades espelhadas pelo Brasil. Nós da Adoro Arquitetura tivemos a oportunidade de desenvolver alguns projetos onde o resultado sempre visou, além da acessibilidade, o conforto de todos os usuários destes espaços.

Essas melhorias visam facilitar a vida de cada um de nós. Seja para uma pessoa conduzindo um carrinho de bebê, que tem a sua disposição uma rampa com inclinação adequada, ou para um cadeirante que pode passar por portas com largura do vão que permitem a circulação da cadeira de rodas por todos os ambientes.

Pode parecer muito simples e realmente é. Basta ter bom senso na hora de projetar seguindo as normas pré-estabelecidas. Vejamos o caso dos hotéis e pousadas, por exemplo. A Lei Nacional 13.146, promulgada no dia 06/07/2015, indica no artigo 45 que estes estabelecimentos deverão disponibilizar, pelo menos 10% (dez por cento) de seus dormitórios acessíveis, garantindo no mínimo 1 (uma) unidade acessível. A partir da entrada em vigor desta Lei, será concedido um prazo de até 24 meses para cumprir os requisitos.

Neste ponto voltamos ao exemplo dos projetos desenvolvidos para o SESC. Um deles foi a reforma do percentual de quartos do Hotel SESC Copacabana transformando-os em espaços agradáveis, confortáveis e, acima de tudo, acessíveis.

Adoro-Arquitetura_Lulu-Andrade_Hotel-SESC-Copacabana_5

Projeto Adoro Arquitetura para o Hotel SESC Copacabana – Detalhe

Adoro-Arquitetura_Lulu-Andrade_Hotel-SESC-Copacabana_1

Projeto Adoro Arquitetura para o Hotel SESC Copacabana – Vista geral quarto acessível

 

Adoro-Arquitetura_Lulu-Andrade_Hotel-SESC-Copacabana_2

Projeto Adoro Arquitetura para o Hotel SESC Copacabana – Banheiro Acessível

Nós ficamos muito felizes em desenvolver este projeto que quebra o paradigma de que espaço acessível precisa apenas conceder acesso. Planejamos para que os quarto e banheiros fossem modernos, confortáveis e para que qualquer pessoa pudesse utilizar o espaço sem se sentir descriminada ou excluída.

Para os empresários do setor hoteleiro vale a pena dar início ao planejamento destas adequações o quanto antes, já que 24 meses atualmente passam voando! Podemos ajudar assim como ajudamos a remodelação do Hotel SESC Copacabana. O que podemos afirmar é que vale a pena investir no conforto de todos os (hóspedes ou funcionários) que pretende receber.