Peepou – Barra | Adoro Arquitetura

Peepou – Barra


  • 13 mar


  • Lulu Andrade

Localizada na principal avenida comercial da Barra da Tijuca, a loja Peepou ganhou novo endereço, de frente para um dos trechos de maior fluxo de pedestres. Com a expansão da marca, a inspiração original do projeto, os jardins floridos da Provença (região da França), agregou o conceito de upcycling no desenvolvimento do novo ponto comercial pela Adoro Arquitetura.

Mais de 900 garrafas pets, que antes seriam descartadas na natureza, ganharam um novo uso e foram transformadas em delicadas flores. Penduradas no teto em módulos aramados, cerca de 2.500 pequenas flores confeccionadas pela artesã Rita Aranha, foram pintadas individualmente nas cores dourado, rosa nude e branco, garantindo a personalidade e a identidade visual da marca.

Para minimizar o passivo ambiental gerado pela reforma, o piso original (granito com acabamento polido) foi levigado, tratamento que deixou a pedra com um aspecto natural e levemente acinzentado. Desta forma evitou-se o descarte de cerca de três toneladas de entulho e trouxe para o espaço uma atmosfera mais moderna e informal.

O projeto de iluminação valorizou os produtos e o conforto visual das clientes utilizando lâmpadas de led com temperatura de cor quente.

Os expositores projetados evocam a feminilidade substituindo os vértices pelas curvas. Todos foram executados em barra de ferro com banho de tinta automotiva na cor dourada. O mobiliário, confeccionado em MDF e revestido em folheado de freijó clareado, oferece as clientes a experiência de um ambiente confortável e contemporâneo, mesmo a loja possuindo apenas 40m2.