Residência Tijuca 01 | Adoro Arquitetura

Residência Tijuca 01


  • 10 dez


  • Lulu Andrade

Cara de casa. Isso sintetiza bem o que os clientes sonhavam para as mudanças que seriam realizadas no apartamento.

Nas conversas que aconteceram para definir a linha do projeto, a ideia de se usar tijolos aparentes surgiam a todo instante. E assim foi feito. A cozinha foi integrada a sala e o elemento de ligação foi a aplicação de tijolos aparentes, que remetiam aos antigos sobrados característicos da arquitetura colonial brasileira.

No lugar dos tradicionais armários com portas retas e lisas desenhamos portas em madeira almofadas (com moldura) para compor o ambiente retrô. Utilizamos também prateleiras de madeira apoiadas em mão francesa. Além de dar um toque especial aos ambiente, elas armazenam os mantimentos e bebidas, se integram ao espaço, e tornam-se objetos decorativos.

Já a área da bancada (em granito branco ceará) foi toda revestida com os tradicionais azulejos 15x15cm, assentados na diagonal. Para o piso foi escolhido o ladrilho hidráulico com estampa floral em tom de azul e amarelo.

Para o banheiro foi escolhido uma proposta moderna, mas sem perder a delicadeza dos detalhes. O piso foi revestido em porcelanato que imita madeira e a parede frontal com cerâmica que remete a madrepérola. A bancada neutra foi confeccionada em marmoglass com cubas de apoio. Uma prateleira de madeira única apoia os cestos onde são guardadas toalhas e objetos de uso pessoal. A iluminação do espelho é ideal para maquiagem e fazer a barba.

Para a iluminação dos espaços optou-se pela eficiência das lâmpadas LEDs e fluorescentes, permitindo que cada ambiente recebesse uma luz adequada.