Revestimentos cheios de personalidade

Já pensou em fugir do circuito tradicional e escolher um revestimento personalizado só para você?
Este movimento pelo diferencial vem crescendo nos últimos anos com a ajuda de arquitetos, que tem o olhar clínico para garimpar novidades no mercado. Separamos alguns opções nacionais do que é possível ser feito para deixar seus ambiente cheio de bossa.

Athos Bulcão

Grande mestre da azulejaria no Brasil. Foram dele os desenhos maravilhosos que revestem boa parte dos edifícios de Brasília. Infelizmente falecido em 2008 sua fundação atualmente comercializa alguns produtos com a impressão do famoso grafismo. Para confeccionar os azulejos é necessário entrar em contato diretamente com a Fundação que analisará o projeto para fazer o orçamento.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Revestimentos

Painel de azulejos, Salão Verde (Jardim Interno), Câmara dos Deputados, 1971. Foto: Edgar César Filho – Imagem via Fundação Athos Bulcão

 Lurca

Esta empresa, com showroom na Vila Mariana em São Paulo, tem inúmeras opções de grafismo simples impresso em azulejos 15x15cm através da técnica de serigrafia. O mais legal é que individualmente as peças são até sem graça, mas quando formam uma composição ganham força e personalidade, destacando qualquer ambiente.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Revestimentos_01

Um das muitas opções de padronagem da Lurca – Imagem via Instagram

Alexandre Mancini

Artista mineiro, discípulo de Athos Bulcão, se dedica a confecção de azulejos artísticos. Atualmente sua obra está focada na pintura manual dos azulejos para buscar a individualização cada vez maior do seu produto. Ele desenvolve painéis únicos ou em séries limitadas. Nós da Adoro Arquitetura tivemos a oportunidade de trabalhar com este artista no projeto desenvolvido para a cobertura Jardim Botânico. O efeito visual é sem igual.

SONY DSC

Composição Alexandre Mancini para a Residência Jardim Botânico – Projeto Adoro Arquitetura

 

Coletivo Muda

Se você mora no Rio é bem provável que já tenha ”esbarrado” com os azulejos do Coletivo Muda em muros, paredes ou viadutos da cidade. Eles quebram a dureza da cidade, tornando pontos degradados e lugares coloridos e surpreendentes.  Este grupo composto por arquitetos e designers desenvolve composições para espaços internos. Todas individualizadas.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Revestimentos_02

Em um dos inúmeros muros da Rua Jardim Botânico este painel cheio de vida – nome: Riscadão de Outros Carnavais – Imagem via site Coletivo Muda

Azulejos antigos

Azulejaria antiga tem seu charme. Normalmente são peças garimpadas de demolições e vendidas em cemitérios de azulejos especializados. Com um pouco de paciência e faro é possível encontrar peças com desenhos, cores e até relevos incríveis. Foi pensando nesse resgate da identidade que sugerimos um desenho característico da década de 70 para revestir parte da parede da cozinha do projeto planejado pela Adoro Arquitetura. Adoramos o resultado.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_JB (1)

 

 

Azulejos em linha

Azulejos produzidos em série também podem ser uma oportunidade para personalizar um espaço. Claro que isso tem seu preço! A Decortiles tem vários modelos que podem ser o diferencial entre um ambiente comum e um cheio de sofisticação e criatividade.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Revestimentos_03

Azulejo Decortile – Composição com relevo linha Twenty Deluxe – Imagem via Pinterest