05 Dicas para seu jardim vertical ficar sempre lindo.
Quem não fica encantado com a imponência e a beleza dos jardins verticais. Ter um em casa ou no local de trabalho é o sonho de muita gente. Pode parecer complicado, mas a manutenção destas belezuras pode ser bem mais simples do que realmente parece. Veja nossas cinco preciosas dicas.
1.Escolha a espécie correta
A natureza é uma designer sábia e super eclética. Ela criou espécies diferentes de acordo com o tipo de clima, de solo, tamanho das raízes e também de incidência solar. É fundamental saber a quantidade de luz solar que a plantinha vai receber ao longo do dia para, junto com seu paisagista, escolherem as melhores espécies para o seu jardim vertical. Esta simples decisão faz toda a diferença na sobrevivência de cada muda plantada nos módulos do jardim.

Projeto da paisagista Jaira Thomas Zaidan
2. Tamanho dos módulos
Existe no mercado várias módulos onde um jardim vertical pode ser cultivado. E importante adequar por exemplo o tamanho das raízes da espécie escolhida com o sistema escolhido. Os módulos cerâmicos da GreenWall por exemplo, são bem funcionais e tem uma área de plantio mais confortável.
3. Irrigação
A irrigação é fundamental para a manutenção da exuberância das plantas. Quando o jardim é pequeno é possível realizar rega através de bombeamento manual. Já para projetos com maior dimensão é recomendado que seja utilizado o sistema automatizado. Normalmente o sistema de irrigação é bem simples de ser executado e super eficaz. Atestamos a praticidade do sistema, que tem programação das funções através de timer, no projeto para a cozinha gourmet do nosso projeto no Jardim Botânico. Nosso paisagista Dennys Zsolt utilizou blocos cerâmicos da GreenWall e pela lateral direita sobe um cano de PVC, que é o responsável por alimentar cada fileira de blocos com as mangueiras gotejadoras.

Residência Jardim Botânico 3 – Projeto Adoro Arquitetura – Cozinha gourmet, lazer e Jardim vertical
4. Substrato no lugar de terra convencional.
Devido a compactação natural é recomendado a utilização de substrato especial para jardim vertical no lugar de terra convencional. A terra compactada prejudica o crescimento das raízes e acaba exigindo manutenções constantes.

Loja Florense de Cascavel
5. Podas de crescimento e adubação
As podas de crescimento são fundamentais no jardim vertical. As folhas secas devem ser removidas para estimular o crescimento das plantas. A melhor opção de adubo são os de liberação lenta, que em contato com a água vai liberando aos poucos pequenas quantidades de fertilizante.

Imagem via Pinterest
Comentários Recentes