Iluminação comercial: a alma de um negócio de sucesso
Hoje em dia o projeto de iluminação é considerado tão importante para ampliar a visibilidade de um ponto comercial quanto o projeto de arquitetura. Ele valoriza o produto e conduz o olhar do consumidor para o objetos mais importantes da loja.
O ideal é que este projeto seja desenvolvido em paralelo ao de arquitetura, para que juntos possam desenhar soluções adequadas as características de cada marca.
Cada negócio precisa de um projeto específico para atender suas demandas (público-alvo, conceito, identidade visual, tipo de produto, etc) e valorizar seus pontos fortes.
Uma loja de roupa feminina, por exemplo, precisa de iluminação de destaque para as araras de roupas sem ofuscar a visão das clientes. Já uma farmácia precisa de luz homogênea para facilitar a leitura. Se pensarmos numa joalheira, um projeto de iluminação intimista será discreto o suficiente para dar aos clientes a privacidade no atendimento e valorizar a delicadeza de cada peça. Se forem tecidos seu carro chefe, quanto maior o índice de reprodução de cor das lâmpadas (este índice vai de 0 a 100 e quanto maior mais eficaz!) melhor será a visualização das cores e texturas.
O projeto de iluminação precisa prever as mudanças físicas da loja ao longo da sua vida. Para isso é importante que as luminárias instaladas, se forem embutidas, sejam orientáveis. Esta flexibilidade é fundamental pois possibilita direcionar o foco da luz de acordo com a necessidade.
Cada tipo de lâmpada produz um efeito diferente: tipo de facho (ângulo de abertura da luz), potência, de luz (com brilho, mais amarelada, mais branca, etc), de propagação da luz (homogênea como as fluorescentes), etc.
É muito comum que os projetos combinem iluminação direta (em que a lâmpada fica visível muitas vezes através de uma luminária) e indireta (através de sanca ou rebatimento de luz). É o somatório destes efeitos cenográficos que torna cada projeto único e especial. E para isso vários tipos distintos de lâmpadas são usados num mesmo projeto.
As lâmpadas de LEDs, que a cada dia tornam-se mais acessíveis do ponto de vista econômico, permitem novas maneiras de iluminar. As fitas de led, por exemplo, destacam objetos de forma tão discreta que muitas vezes o cliente não percebe de onde a luz está vindo, valorizando ainda mais o produto que não precisa concorrer com impacto visual gerado por uma luminária.
É possível fazer um projeto de automação para potencializar o resultado do projeto de iluminação. No entanto o custo dessa automação ainda é um pouco elevado, o que inibe a sua larga utilização em maior escala.
Um projeto de iluminação bem sucedido é aquele que utiliza as ferramentas disponíveis de forma criativa, levando em consideração o briefing fornecido pelo cliente e suas limitações econômicas para ampliar o conforto e, consequentemente, o tempo de permanência do cliente na loja.
Agora que você já sabe a importância da iluminação para aumentar o seu faturamento, não esqueça de solicitar ao seu arquiteto para incluir este projeto na sua próxima reforma. Caso precise a Adoro Arquitetura pode te ajudar. Fala com a gente.
Comentários Recentes