Papel de parede: sua casa com nova cara em pouco tempo

Este final de semana fomos fonte para o Caderno Casa, do jornal o Dia, falando exatamente sobre papel de parede. Aproveitamos para dividir com vocês mais algumas dicas. Para a maioria das pessoas, papel de parede é coisa da vovó. Mas isso é história do passado. Hoje o mercado disponibiliza muitos modelos com cores e texturas das mais variadas que podem transformar sua casa como que num passe de mágica. E o que é melhor, sem poeira ou cheiro forte.

Este material pode durar cerca de 10 anos. Então vale optar por um modelo que combine com a sua personalidade. Além de todas as opções de estampas e texturas, ainda é possível escolher o acabamento adequado para o local onde o papel será aplicado.

SONY DSC

Papel de parede com desenho gráfico – Projeto Adoro Arquiteura

O acabamento vinílico é mais resistente e pode até ser limpo com mais praticidade. Os papéis acetinados acumulam menos poeira e são ótimos para quartos de pessoas muito alérgicas ou de crianças. Existem ainda os papéis confeccionados com fibras naturais e até os que são em TNT (tecido não tecido), que podem ser aplicados e removidos mais facilmente.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Papel de parede_2

Papel de fibras naturais – imagem via Revestimento para Banheiro

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Papel de parede_3

Papel de parede em TNT – imagem via Papel de Parede dos Anos 70

As lojas Orlean e Guilha oferecem aos clientes muitas opções com estampas únicas e coleções temáticas, o que amplia ainda mais as chances do papel escolhido ser quase que exclusivo para a sua casa! Parte dos books (como são chamados os catálogos de mostruários) são importados e por isso alguns têm prazo de entrega alto (cerca de 90 dias). Mas isso não inviabiliza a escolha e só aumenta a ansiedade de ver a casa linda! Estas lojas ainda oferecem a instalação do produto, o que é bem legal considerando que se houver algum problema será de responsabilidade delas resolver.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Papel de parede

Estampa grande com apenas duas cores – Imagem via Orlean

Com a popularização deste revestimento, muitas lojas de departamento como Leroy Merlin, Tok & Stok e Etna oferecem opções com preços bem razoáveis. E ainda também é possível comprar através de diversos sites especializados em decoração.

Atenção na hora da limpeza. Os papeis mais delicados são os de fibras naturais e, portanto, não devem ser molhados. Já para os vinílicos, já mencionados, é possível até usar esponja com sabão neutro. Observe a parede que escolheu para aplicar o papel precisa estar lisa, pintada com uma cor neutra (de preferência o branco para evitar que esta cor acabe fique aparente debaixo do papel escolhido), sem imperfeições (rachaduras ou furos) e, de forma alguma, pode ter qualquer tipo de infiltração ou umidade.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Papel de parede_1

Estampa floral – imagem via Casa Claudia

Tente fugir das estampas homogêneas e neutras. O impacto visual destes modelos se assemelha muito a de uma parede pintada ou com aplicação de textura. Se você mesmo pretende instalar o papel opte por estampas mais simples que são mais fáceis de serem “montadas” na parede. Deixe para os profissionais os desenhos mais elaborados e que são mais complicados na hora da instalação. Se o seu caso for o segundo opte por contratar este serviço direto da loja onde comprou o produto. Verifique se, caso ocorra algum problema durante a instalação, a loja se responsabilizará em resolver. Ah, e nunca é demais ter tudo isso por escrito e assinado!

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Res_Botafogo_Escritorio (9)

papel de parede com linhas gráficas – Projeto Adoro Arquitetura

No mais é aproveitar as incontáveis estampas disponíveis para dar um toque especial na sua casa.