10 maneiras de usar espelhos na decoração
Clássicos, modernos, com ou sem moldura. Não importa! Espelhos definitivamente são lindos e caem super bem na decoração. Eles têm o poder de ampliar espaços (mesmo que seja de mentirinha!) e ainda podem melhorar a iluminação do ambiente quando posicionados corretamente. Não foi uma tarefa fácil separar apenas dez modelos. Se, assim como nós, ainda ficou aquele gostinho de quero mais, visite nosso painel de espelhos no Pinterest.
1.Clássicos:
As molduras de madeira com desenho cuidadoso e rebuscado lembram muitas vezes o estilo rococó. Espelhos com esta característica dão um ótimo contraponto a uma decoração neutra e moderna. É uma peça coringa que deixará o ambiente mais charmoso.
2.Neutros:
Normalmente retangulares ou quadrados. Algumas vezes com modelos de molduras discretas em madeira, preto ou branco. São como aquele vestido pretinho básico que casam muito bem em qualquer ocasião. Podem ser utilizados sozinhos ou em composição com outros formatos.
3.Tamanhos e formas variadas:
Se você tem muitos espelhos diferentes uma opção interessante é aproveitar esta diversidade para expô-los todos numa mesma parede, quase como uma galeria de arte. O ambiente decorado desta forma sempre fica descontraído.
4.Sem moldura:
Se ficar na dúvida de qual moldura escolher não tem problema. Os espelhos sem moldura têm o seu lugar na decoração. Em casos assim opte por dimensões maiores. Para dar um charme especial você pode comprá-los com um trabalho na borda chamado bisotê. Este detalhe permite que todo o contorno do espelho tenha um desnível (um chanfro) que servirá como a “moldura”. Fica lindo!
5.Espelho colado:
Espelhos colados são interessantes. Quando bem empregados eles podem ampliar visualmente os espaços e diminuir a sensação de opressão que lugares pequenos causam em algumas pessoas. Vale lembrar que dependendo de onde morar o espelho terá uma vida útil menor; ou seja, poderá ficar com manchas de “ferrugem” mais cedo.
6.Moldura redonda:
Atualmente, espelhos com moldura redonda são super difíceis de encontrar. Não é qualquer vidraçaria que faz, o que nos obriga a encomendar este modelo diretamente com um marceneiro. E isso, como podem imaginar, acaba deixando a peça um pouco mais cara. Mesmo assim, se este for seu sonho (porque também é o meu!) vale investir. Estas molduras são peças quase exclusivas e com certeza deixam qualquer ambiente cheio de personalidade.
7.Vintage:
Sabe aquele espelho que era da vovó, que tá até meio manchadinho (oxidado) por conta da idade? Pois bem, ele possui o que os novos não têm: história. Vale escolher um cantinho especial para que ele tenha destaque na decoração.
8.Enormes:
Modelos assim são normalmente apoiados de forma inclinada no piso e parede. Ganham destaque no ambiente que estão exatamente pelo tamanho fora do usual. Eles podem ser usados em closets, quartos ou salas. Mesmo esta peça estando apoiada no piso é importante sempre ter ao menos um ponto fixado na parede, como se fosse um quadro. Assim evitamos acidentes caso o espelho tombe.
9.Venezianos:
Com a moldura toda trabalhada no próprio vidro, esta é uma peça atemporal. Dei uma pesquisada e descobri que sua origem vem lá atrás do século XIV, que foi a mesma época em que surgiu a técnica que utilizamos hoje para fazer espelhos. Eram peças tão caras que poderiam custar mais que uma pintura de Rafael, por exemplo!!! Caso queira uma peça original, o melhor lugar é procurar em antiquários ou leilões. Caso este não seja o seu perfil é possível comprar reproduções com os mais variados formatos. Esta peça fica bem em qualquer tipo de decoração. Desde o quarto romântico da menina até uma sala cosmopolita.
10.Coloridos:
Achou que eles não teriam vez? Nada disso. Nem só de incolor é feito o mundo dos espelhos. Atualmente você pode encontrar espelhos na cor bronze, fumê, champanhe, entre outras. Na decoração revestem portas de armários ou paredes e podem deixar mais aconchegante um ambiente por causa do tom mais amarelado do seu reflexo.
Comentários Recentes