Agora é lei: Governador em exercício do Rio sanciona lei de acessibilidade comercial

Após o tema acessibilidade ser amplamente discutido no período das Paralimpíadas, o Governador em exercício do Rio de Janeiro  Francisco Dornelles, sancionou ontem (10/10/2016) a lei que obrigará as lojas de roupas e sapatos do estado a ter provadores de roupa acessíveis (fonte o Globo). Os estabelecimentos terão 120 dias para buscar adequação e poderão sofrer multas chegando a interdição caso não se adequem as novas normas.

Já não era sem tempo. Nós da Adoro Arquitetura há alguns anos adotamos este cuidado nos projetos desenvolvidos para as unidades do SESC no Rio de Janeiro.

adoro-arquitetura_sesc-quitandinha_masculino-7

SESC Quitandinha – Petrópolis – Banheiro acessível

 

adoro-arquitetura_sesc-quitandinha_feminino-5

SESC Quitandinha – Petrópolis – preocupação com detalhes que gerem conforto e ergonomia a todos os usuários sem distinção

Este é um pequeno passo, já que não basta apenas ter os provadores acessíveis. É importante conceber (ou adequar) todo o espaço comercial para que os portadores de deficiência tenham liberdade para acessar as lojas e circular livremente dentro dos ambientes. Esperamos que esta lei não caia no esquecimento, como tantas outras.