Você sabe a diferença entre banheira e SPA?

Na hora de relaxar nada como uma banheira cheia de água morninha. Ou seria um spa?

Muitos clientes têm esta dúvida na hora de escolher qual seria o equipamento mais adequado para instalar em casa. Por isso, vamos listar algumas dicas para tornar a tarefa mais simples.

Dica 01: Qual espaço você tem disponível?

Ele é crucial para determinar as dimensões do equipamento. Estão disponíveis no mercado diversos tamanhos de banheiras simples (uma pessoa) ou duplas (duas pessoas). O tamanho médio gira em torno de 1,80m x 0,90m para as simples e 1,80 x 1,20m para as duplas.

Adoro Arquitetura_Banheira_5

Imagem via Casa Cláudia – Banheira dupla

Dica 02: Quantas pessoas vão utilizar a banheira ao mesmo tempo? 

Tão importante quanto determinar o espaço livre para a instalação do equipamento é saber quantidade de pessoas que irão utilizá-lo simultaneamente. É a partir daí que será possível determinar se você precisará de uma banheira ou de um spa.

 

Dica 03: Área externa ou interna?

Se você mora numa casa ou numa cobertura com área livre externa a melhor opção são os spas. Estes equipamentos são indicados para áreas externas por terem maiores dimensões e propiciarem a utilização simultânea de no mínimo três pessoas. Além disso possuem quantidade maior de jatos de hidromassagem e alguns modelos oferecem cromoterapia gerando maior relaxamento. Outra opção de instalação paras os spas são as salas de banho que podem ou não estar associadas a espaços com sauna ou área de repouso.

SONY DSC

Projeto Jardim Botânico – Espaço Gourmet: optamos por um spa pelo conforto e possibilidade de relaxamento que ele propicia.

As banheiras são habitualmente utilizadas em ambientes fechados (banheiros ou pequenas salas de banho) e para atender banhos diários. Neste caso podemos destacar as banheiras de imersão, banheiras de alvenaria e as banheiras de hidromassagem que possuem jatos de água.

Dica 04: Chuveiro e banheira podem dividir o mesmo espaço?

Para otimizar o espaço muitas vezes o chuveiro é instalado sobre a banheira. Isso é possível desde que o modelo da banheira tenha o fundo reforçado e estruturado para suportar o peso da pessoa de pé dentro da banheira.

Adoro Arquitetura_Banheira_1

Imagem via site Casa Claúdia – Banheira de alvenaria e chuveiro dividindo o mesmo espaço

Adoro Arquitetura_Banheira_4

Imagem via site Habitissimo – Banheira de fibra e chuveiro dividindo o mesmo espaço

Dica 05: Qual opção aumentará mais meu consumo de água?

Essa pergunta vamos responder através de números:

Cada vez que uma banheira simples é utilizada ela consome entre 150 a 200 litros de água. Isso equivaleria a um banho de chuveiro de cerca de 15 minutos. Como é pouco provável que várias pessoas de uma mesma família utilizem a mesma água para tomar seus banhos cada vez que a banheira for utilizada seu consumo aumentaria.

Já os spas têm um sistema de tratamento de água. Este equipamento utiliza filtros e também ozonização para manter a qualidade de água adequada eliminando a necessidade de substituição da água em cada utilização. Um sistema parecido como os das piscinas. Neste aspecto o consumo de água não aumentaria.

Vale ressaltar que de acordo com a ONU os brasileiros já consomem mais que o dobro recomendado por dia de água.

BIE - Banco de Imagens Externas da Agência Senado. Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. Os parlamentares ouviram especialistas e avançaram na votação de projetos para promover o uso racional de recursos hídricos. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013, que tem esse objetivo, foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e que aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será votado em decisão terminativa. Crédito: Pedro França/Agência Senado

Imagem via Google – lembre-se: água é um bem que precisa ser utilizado com inteligência

Dica 06: Quem pode fazer a instalação do meu equipamento?

É muito importante que a instalação seja realizada por um profissional capacitado. A impermeabilização deve ser bem criteriosa para evitar infiltrações e o local que abrigará a banheira ou spa deve ser avaliado por um engenheiro calculista por conta do peso que o equipamento, depois de cheio, exercerá sobre a laje. Lembre-se: é bem provável que seja necessário a autorização do condomínio para realizar a obra.

Dica 07: Pessoas com necessidades especiais podem utilizar banheiras?

A norma técnica brasileira NBR9050 prevê que sim, é possível adequar as banheiras para serem utilizadas por pessoas com necessidades especiais. A norma é bem criteriosa no tocante a circulação, apoios e áreas de transferências. veja um layout esquemático extraido da NBR9050.

Adoro Arquitetura_Banheira_2

Imagem extraída da NBR9050 página 110

 

Adoro Arquitetura_Banheira_3

Imagem extraída da NBR9050 página 111

Agora é só escolher o modelo que melhor se adequar a sua necessidade.