Arquitetura Comercial: para cada loja um novo conceito
Em tempo de crise econômica o projeto de arquitetura pode ser seu grande aliado para solidificar sua marca e aumentar seu faturamento. Arquitetura comercial é muito mais que simplesmente escolher um estilo e ter bom gosto para definir revestimentos e objetos. Pontos chaves como a circulação dos clientes pelo ambiente, a visualização do produto e como o cliente poderá acessá-lo (tocá-lo) são itens extremamente relevantes no desenvolvimento deste tipo de projeto.
Para que o conceito de arquitetura esteja perfeitamente alinhado com a essência da marca é importante que o responsável pela imagem nos conte um pouco sobre a história: como ela foi criada, para quem os produtos são vendidos (público alvo), quem são seus concorrentes diretos e em qual nicho de mercado estão posicionados. Compreendendo a personalidade da marca o arquiteto poderá buscar referências para conceber a identidade física do ponto de venda (loja) criando uma atmosfera de encantamento e conforto para os clientes, aumentando por exemplo o tempo de permanência do cliente na loja que é primordial para impulsionar as vendas e gerar resultados.
Produto x Público Alvo:
Definir o público alvo pode evitar tropeços pelo caminho. Imagine ter um produto com valor agregado alto como joias e expô-las em caixotes de feira? O cliente reconhece esta mensagem de forma confusa e poderá identificar sua loja como desconfiança. O produto precisa ser exposto levando em consideração a característica da sua marca, assim a mercadoria será facilmente percebida e em seguida desejada por seu público alvo.
Pouco espaço físico pode ser resolvido sem deixar a loja confusa visualmente. Um bom exemplo foi o projeto desenvolvido pela Adoro Arquitetura para a Langak dos shoppings da Gávea e Rio Design Barra.
A Langak vende acessórios de várias cores, tamanhos e formas para o público feminino. Para isso desenvolvemos expositores que permitiram que cada cantinho das lojas pudessem expor qualquer uma das peças. De quebra tornamos a loja versátil; ou seja, a cada semana os produtos eram expostos em posições distintas incentivando o cliente a “redescobrir” o espaço. Veja o resultado abaixo.
Cuidado nos detalhes faz a diferença. É o conjunto destas ideias que transformará sua loja e produtos em objetos únicos e desejados, ganhando status de experiência para o consumidor, passando a ser interessante para o cliente ser visto consumindo na sua loja.
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