Decorando com quadros

Já de olho na Art Rio que começa hoje separamos algumas ideias de como decorar usando quadros. É verdade que o investimento na compra de obras assinadas por artistas renomados é bem elevado e muitas vezes não é acessível. Mas não só gravuras e pinturas assinadas podem ser utilizadas para povoar as suas paredes.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Quadros Casa Claudia

Imagem via revista Casa Claudia – Gravuras adquiridas na Galeria Mônica Filgueiras

Atualmente existe um número cada vez maior de sites, ou até mesmo galerias, que divulgam as obras de novos artistas. Bons exemplos disso são o Democrat e a Doncs. Ambos possuem uma coleção bem interessante sendo possível comprar obras com valor inicial de R$ 350,00. Lembrem-se: Para fazer uma composição com quadros de formato maior escolha dimensões e molduras iguais já que o objeto (por conta do tamanho!) já tem sua presença marcante no ambiente.

 

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Democrat

Imagem via instagram.com/democrart

Outra opção interessante pode ser o site Urban Arts. Eles reúnem numa galeria virtual com obras de artista de várias partes do mundo, incluindo brasileiros! Navegando pelo site é possível arquivar as obras que mais gostar e posteriormente decidir qual será a base de impressão, que aliás é de ótima qualidade. A partir daí e só colocar em prática sua criatividade.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_UrbanArts

Imagem via Google – UrbanArts

Usamos recentemente vários quadros numa composição onde o único ponto semelhante era o tipo de moldura (filete). Fixar quadros encostados uns aos outros cria, num primeiro momento, a sensação de uma instalação maior. Mas esta configuração também valoriza as obras individualmente, criando interesse no observador para compreender todos. Para composições como esta defina grupos. Um quadro maior que será o elemento mais importante e em seguida escolha os menores.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Res Freguesia_Sala Jantar

Residência Freguesia – Projeto Adoro Arquitetura – Quadros galeria on-line Urban Arts

Fotografias também são uma boa pedida. Podem ser de paisagem urbana ou natural, gráficas ou conceituais. O importante neste caso é ter cautela e não exagerar na quantidade de fotos de família. Pense que a fotografia, assim como uma obra de arte, precisa estimular e aguçar a curiosidade do observador. Para compor, sugerimos usar fotografias em preto e branco, sépia ou até mesmo eleja uma cor marcante que seja igual em todas as fotos.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Fotografias

Imagem via bandalho.com

Por fim, mas não menos importante as obras assinadas. Se for uma pintura sugerimos ressaltar individualmente cada uma delas e escolher a parede mais importante da sala para destacar à obra. A iluminação adequada pode aumentar a dramaticidade da obra e valorizar ainda mais o objeto de arte. Se for uma gravura com dimensões reduzidas é possível compor juntos de outros quadros, mas neste caso de preferência a objetos de igual valor artístico para não desvaloriza uma obra no meio das outras.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Mostra_Artefacto

Imagem via Revista Vogue – Mostra Artefacto 2015 – Artista Marcelo Catalano