Mármores x porcelanatos: Qual a melhor opção?

Tá aí uma pergunta difícil de ser respondida.

É verdade que a qualidade das reproduções das imagens dos porcelanatos atualmente ajudam bastantes, mas vamos aos fatos:

Mármores:

Sonho de consumo daqueles que querem demonstrar em suas obras elegância e altivez. Estas pedras naturais são extraídas de montanhas de base calcária, e como qualquer bem natural não são um recurso infinito. As jazidas mais bonitas estão localizadas na Grécia (branco thassos e piguês, etc), na Itália (travertino, carrara, etc) e com alguns bons exemplares no Brasil com o bege bahia.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Travertino_2

Mármore travertino romano – Imagem via site assim eu gosto

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_bege Bahia_1

Banheiro público revestido em mármore bege bahia – imagem via google

A individualidade do desenho de cada peça torna o ambiente (interno ou externo) revestido com este material único. Esta é sem dúvida a característica que mais gosto.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_marmore_01

Casa Cor SP 2015 – área de banho deste espaço foi integralmente revestido em mármore. Arquiteto Léo Shehtman – Foto Portal Uol Casa e Decoração

No entanto, apesar de ser utilizado pela humanidade há séculos podemos listar alguns pontos fracos. Devido a porosidade, a absorção é elevada o que pode, ao longo do tempo, criar manchas que são impossíveis de serem removidas. É verdade que o mercado disponibiliza alguns produtos impermeabilizantes como resinas próprias que podem ser aplicadas para minimizar este problema, mas não resolverá 100%.

Outro ponto que deve ser levado em conta é a resistência a abrasão. Com certeza você já deve ter visto aquele degrau de escada mais desgastado no centro, chegando a formar até uma curva. Pois é, este não é o material mais duro que existe e por isso que em áreas onde muitas pessoas caminham se utiliza o granito (que acho feio!) como opção.

A espessura que estas placas normalmente são cortadas (para evitar que se quebrem) eleva consideravelmente o peso, o que acaba limitando as dimensões.

Agora podemos falar do preço. Desenhos únicos, pedras importadas, cortes especiais de acordo com a necessidade do projeto e por aí vai. Tudo isso vai acrescentando valor ao produto e elevando o preço do metro quadrado que normalmente começa a partir de R$ 500,00.

Porcelanatos:

Na década de 1990, quando este produto começou a ser comercializado no Brasil não existia tecnologia para reprodução dos desenhos e cores dos mármores originais. Com isso tivemos uma inundação no mercado de imitações mal feitas de mármore medindo 30x30cm ou 45x45cm. Era feio demais e qualquer arquiteto que se prezava passava longe desta sessão das lojas de materiais de construção.

Aí o tempo passou e graças a Deus alguém inventou uma máquina que conseguia reproduzir de forma impressionante estes desenhos. E fez-se a luz!

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_portobello_01

Porcelanato Portobello Marmi Classico Paille St. Laurent

Os porcelanatos são artificiais, possuem espessura mais fina (em média 1,2cm ou ainda mais finos!) o que permite ter peças maiores com 120x60cm, 90x90cm ou até 180×60. Não estou dizendo que não são pesadas, mas apenas mais leves se comparadas ao peso dos mármores.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_portobello

Porcelanato bianco Paonazzetto e bianco do ariston – opção da marca Portobello

Muitas marcas produzem linhas em que várias peças possuem desenhos distintos justamente para que na hora do assentamento esta diferença gráfica remeta ainda mais ao material natural. Sua taxa de absorção é próxima a zero, o que permite que aquela taça de vinho caia e você não precise sair correndo desesperadamente para limpar. Sua resistência a abrasão é muito superior a do mármore. O preço é vantajoso já que é um produto de linha industrial custando por volta de R$ 300,00. E os exemplares nacionais não deixam nada a desejar aos importados. Gostamos das opções oferecidas pelas marcas Portobello, Eliane, Portinari, mas o mercado dispõe de muitas outras opções.

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_Eliane

Porcelanato esmaltado Eliane – Palace Mont Blanc

Adoro Arquitetura_Lulu Andrade_portinari

Porcelanato esmaltado Portinairi Duomo Opala

É claro que ambos (mármores e porcelanatos) têm seu lugar nos projetos. Eu uso porcelanato sem preconceito. E aí, qual você gosta mais?